A IDEIA

«ESPIRAL D’ARTE»… PORQUÊ?

“A espiral é um símbolo de evolução e de movimento ascendente e progressivo, normalmente positivo, auspicioso e construtivo... Enquanto plana, a espiral pode ter associado o movimento de evolução e de involução. Na sua versão de espiral dupla, traduz o todo, a união dos contrários, o nascimento e a morte.”

“Arte é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir da perceção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espetadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente.”

“O artesanato é a arte e as obras dos artesãos. Um artesão, por outro lado, é a pessoa que realiza trabalhos manuais, sem recorrer a máquinas nem a processos automatizados. Não existem, por conseguinte, duas peças de artesanato exatamente iguais."

Quando comecei a construir os meus colares, depois de uma pequena pesquisa, que me inspirou...  alguns mais elaborados começaram a surgir com a forma de espiral, e fi-lo sem me aperceber, sinceramente, estava completamente desatenta a estas “coisas” de simbologia…

Fotografei alguns deles para coloca-los na minha página, recém formada do Facebook e, como precisava de uma foto minha, tirei uma, junto de um quadro que tenho no meu quarto e publiquei…

Uma amiga, ligada a estas coisas de simbologia, fez um comentário…

“ Tão giros… e com a forma de espiral… o símbolo da vida…”

Depois vi, com olhos de ver, como se costuma dizer, que o fundo da minha fotografia também era uma espiral…

“Coincidências intuitivas” que mexeram comigo e me fizeram pensar que talvez as coisas não aconteçam por acaso.

Assim este projeto tinha que se chamar ESPIRAL !...

Porquê ARTE?...

Porque sempre tive o gosto pelas coisas bonitas, visualmente apelativas às minhas emoções, aos meus sentidos … as cores… as formas.

O equilíbrio entre elas, é especialmente importante para mim. E, é a pintura, que mais me provoca estas emoções…

Obras de arte… pintores… movimentos estéticos… conheço superficialmente…

Porque a certa altura, quando fazemos escolhas, a pensar entrar no mundo do trabalho, somos práticos, objetivos e escolhemos o que nos pode facilitar a vida.

Põe-se de lado a possibilidade de entrar por caminhos que nos preencham em termos de enriquecimento artístico… “construção” artística…

Mas o bichinho está cá, sempre esteve cá… e iniciei uma forma de “resolver” um pouco… esta falta…

Comecei a descobrir… pinturas… pintores…. movimentos estéticos… “construindo” alguns vídeos sobre diferentes pintores que tenho vindo a publicar na minha página de Facebook, e no grupo Arte, Museus e Património.

Assim, este projeto tinha que ter ARTE…

E porque Arte também é o começo de Artesanato, assim surgiu o nome… “ESPIRAL D’ARTE”…