GALERIA DE VIDEOS

“Mas o bichinho está cá … sempre esteve cá… e iniciei uma forma de “resolver” um pouco… esta falta…
Comecei a descobrir…  pinturas… pintores…. movimentos estéticos… “construindo” alguns vídeos sobre diferentes pintores que tenho vindo a publicar na minha página de Facebook…”

… a ideia dos vídeos…
Quando aderi ao facebook, vi um vídeo sobre Gustav Klimt  com música clássica de que gostei muito, mas achei que com uma música mais atual, talvez resultasse bem.

 Mais tarde encontrei um artigo sobre “ Marc Chaggall e o amor”… adorei… Pensei que as imagens e o tema fariam um belo vídeo… então comecei a pesquisar… a ver como poderia fazer para criar um vídeo.

O meu filho arranjou-me um programa de vídeos… Sem perceber nada do assunto… fui descobrindo… fui-me entusiasmando… escolhi uma música que há muito fazia parte das minhas memórias… “Unravel” por Mário Langinhas e Maria João… misturei as “peças”, a música as imagens, as palavras… e assim surgiu o primeiro vídeo.

“ A cor do amor”

 "Na nossa vida há apenas uma cor, como na paleta de um artista, que fornece o sentido da vida e da arte. É a cor do amor."  Marc Chagall

Uma frase, para mim, plena de sentido...

 

Este foi o primeiro de muitos, que me levaram e levam, a um processo contínuo de descoberta... de conhecimento... no mundo da Arte, no mundo da pintura… e também no mundo das "novas tecnologias"...

E, tem sido, como que uma espiral progressiva de produções... de desafios... de descobertas... que me dão imenso gozo... Juntar as músicas de que gosto, com imagens de que gosto... 

E assim foram surgindo... 

 

 Joan Miró, escultor, pintor, gravurista e ceramista catalão. Criou formas, figuras imaginárias e coloridas..." As suas figuras são como letras que fazem parte de um alfabeto que ele vai construindo... e é com este alfabeto que reinventa uma representação do mundo..."
Numa mistura de palavras , imagesn/pinturas de Miró , com a música City Headache 
 de Scott Matthews

 

 

Frida Khalo, (1907-1954), " Pensaram que eu era Surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei a minha própria realidade." 

Realidade... que tem como pano de fundo a voz comovente de Salvador Sobral...

 

Wassily Kandinsky, (1866-1944) artista plástico russo e introdutor da abstração no campo das artes visuais... 
É sua a frase " A cor é uma energia que influencia diretamente a alma."
Numa mistura de imagens/ pinturas... com a música Careless Whisper -
Vintage 1930's Jazz, Wham Cover

 

 

 

Gustav Klimt, pintor simbolista austríaco. A " Árvore da Vida", símbolo sagrado da criação, fecundidade, de imortalidade,
presente em tantas culturas... Foi representada..."criada como ouro" por Klimt...
Numa mistura de palavras imagens/pinturas de Klimt com a música "Is this love" de Bob Marley,
num cover de  Scott Mathews
 
 
 

Vincent van Gogh (30 de Março de 1853- 29 de Julho 1890), pintor holandês considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental. São suas as palavras... "Não tenho certeza de nada, mas a visão das estrelas faz-me sonhar".
Um vídeo numa mistura de pinturas, palavras de Van Gogh  com a música
"Jigsaw Falling in to Place", The Paul Dunton Orchestra, Radiohead cover live.
 
 
 

Amadeo de Souza Cardoso(1887-1918) "Ícone do modernismo em Portugal..." Sou impressionista, cubista, futurista, abstracionista?De tudo um pouco, mas nada disso forma uma escola" diz de si próprio... Ele é o vanguardista, o experimentalista, audaz e voraz, o pintor inquieto que procura o novo."

Numa mistura de palavras, imagens/ pinturas de Amadeo, com a música de José Mário Branco "Inquietação", cantada por Camané
 
 
 
 

 

Paul Gauguin (1848-1903), pintor francês do pós-impressionismo.  Procurou incansavelmente o regresso às origens, à natureza, ao selvagem. São suas as palavras... "O que eu desejo é um recanto só meu, ainda desconhecido."
Uma mistura de imagens/pinturas com a música " Um Amor" , Mário Laginhas, Maria João e Gilberto Gil
 
 
 
 
 

Júlio Pomar (1926 - 2018), artista plástico/pintor português. Pertenceu à 3ª geração de pintores modernistas portugueses...
Uma mistura de imagens/pinturas com a música " Adeus que me vou embora" dos Humanos, um  original de António Variações,
 

 

 

René Magritte ( 1898 -1967), um dos principais artistas surrealistas belgas. É sua a frase, "A arte evoca o mistério, sem a qual o mundo não existiria."...

Numa mistura de imagens/pinturas e música de Elton John " Rocket man", cover de David Fonseca.

 

 

 

Artur Bual (1926-1999), " Artista plástico português que influenciou de forma determinante a arte em Portugal na segunda metade do séc.XX". Nas suas palavras, pintou "... símbolos de humanidade e despojamento, de tortura e amor, na aventura da existência."
Numa mistura de imagens/pinturas com uma música dos Rolling Stones " Wild Horses", covered by Waterboys
 
 

 

Edvard Munch ( 1863- 1944), um dos representantes máximos do Expressionismo. Uma obra caracterizada, " por uma paleta vibrante, uma linguagem profundamente estilizada, uma pincelada pessoal e arrojada e composições pouco convencionais." 
Numa mistura de imagens/pinturas, com o suporte da música "Life on Mars",  Sarah Blasko covers David Bowie
 
 
 
 

 

Paul Klee (1879-1940), pintor e poeta, com um estilo individual, influenciado pelas tendências do Expressionismo, surrealismo, cubismo...
Numa mistura de palavras, imagens/pinturas de Klee e a música de Scott Matthew " Every Traveled Road"
 
 
 
 
 
 

Vieira da Silva (1908-1992), "... aos 20 anos , a sua "Lisboa Azul" já não lhe chega, quer aprender mais... parte para Paris... onde se identifica com o abstracionismo, com o surrealismo e conhece o amor da sua vida, o pintor Arpad Szenes (1897-1985). Tiveram uma cumplicidade tão grande, que até nas suas obras se sente, pelos detalhes, as pequenas coisas, os diálogos em sussurro..."

 Numa mistura de palavras, imagens/pinturas com a música de Viviane - A Vida Não Chega
 
 
 

 

Marc Chagall  ( 1887- 1985), pintor, ceramista e gravurista surrealista judeu russo-francês. "O herói moderno que cantou a lua, a alma, a união dos amorosos, o casamento, os seres voadores, os sonhos, as lendas e os mitos do homem... Chagall é esta presença luminosa no céu da nossa época."

Uma mistura de imagens/pinturas e poema de Marc Chagall, com a música "Hold on we're going Home", Drake, HQ piano cover

 

Willem De Kooning (1904-1997) , "...gostava de mostrar o processo do seu trabalho na própria obra terminada. Rastos de carvão, vestígios de jornal, revisões, tudo a descoberto - a presença do artista na força evidente do seu traço. A ideia de "work in progress" é indissociável da carreira deste americano de Roterdão que viajou para os EUA em 1926, clandestino num cargueiro, e que não parou de mudar ao longo da carreira"
 Numa mistura de imagens/pinturas com a música  de Leonard Cohen " Lover, Lover , Lover"- Colibrí Waves,  cover
 
 
 
Estes, e outros vídeos poderão ver no canal : Anabela Bruno YouTube...